Pedir Orçamento
Copilot da Microsoft mudará os documentos do Office para sempre

Copilot é mais do que apenas um chatbot. A Microsoft está gradualmente construindo um assistente de IA com o qual sonha há anos.

O novo Copilot movido a IA da Microsoft resumiu minha reunião instantaneamente ontem (a reunião foi com a Microsoft para discutir o Copilot, é claro) antes de listar as perguntas que eu tinha feito poucos segundos antes. Eu assisti à demonstração da Microsoft do futuro do trabalho por anos com conceitos sobre assistentes virtuais, mas o Copilot é a coisa mais próxima que eu já vi deles se tornando realidade. "Em nossas mentes, esta é a nova maneira de calcular, a nova maneira de trabalhar com tecnologia e a tecnologia mais adaptável que já vimos", diz Jon Friedman, vice-presidente corporativo de design e pesquisa da Microsoft, em uma entrevista ao The Verge. Eu estava falando com Friedman em uma chamada do Teams quando ele ativou o Copilot no meio da nossa reunião para realizar sua magia alimentada por IA. A Microsoft tem um vídeo de marketing chamativo que mostra o potencial do Copilot, mas ver Friedman demonstrar isso em tempo real nos aplicativos do Office e no Teams me deixou convencido de que mudará para sempre a forma como interagimos com o software, criamos documentos e, finalmente, como trabalhamos.

O Copilot aparece nos aplicativos do Office como um útil chatbot de IA na barra lateral, mas é muito mais do que isso. Você pode estar no meio de um documento do Word, e ele aparecerá suavemente quando você destacar um parágrafo inteiro — muito parecido com o Word tem prompts de interface do usuário que destacam seus erros de ortografia. Você pode usá-lo para reescrever seus parágrafos com 10 sugestões de novo texto para percorrer e editar livremente, ou você pode fazer com que o Copilot gere documentos inteiros para você.

Chat GTP da Open Ai
O Copilot pode até te ensinar os recursos do Office

Essa adaptabilidade é o que a diferencia da Microsoft apenas empurrando o ChatGPT para uma barra lateral no Office. O Copilot não oferece apenas uma interface de chatbot — você pode usá-la para comandar aplicativos do Office, como Excel e PowerPoint. Se você está olhando para um conjunto de slides e gostaria que cada título fosse laranja em vez de azul, basta perguntar ao Copilot em vez de ter que se aprofundar nos recursos do PowerPoint.

No Excel, você pode fazer com que o Copilot gere uma Tabela Dinâmica, crie um gráfico ou apenas o ajude a entender as linhas e colunas de dados à sua frente. “Uma das maneiras pelas quais estamos começando com o Copilot é ajudar a analisar e entender os dados”, diz Friedman. “Você pode perguntar ao Copilot o que ele faz dos dados, você pode obter gráficos do Copilot com base nas tendências que ele vê nos dados, e você pode inserir essas tendências em uma planilha.” O Excel ainda tem um recurso "mostrar-me" para o Copilot que permitirá que essa IA ensine como ela acabou de concluir um comando para que você possa melhorar seu conhecimento do Office.


Parece que a Microsoft está lentamente construindo a visão que tinha para seu assistente Cortana ou até mesmo Clippy décadas antes. "Amo que nossa herança esteja cheia de produtos que tentam se adaptar às pessoas", diz Friedman. “O Copiloto compartilha algumas semelhanças com algumas coisas que fizemos no passado, mas é muito mais capaz, é humilde e está lá para servir as coisas para você que o ajudam a economizar tempo.”

A Microsoft personalizou este sistema Copilot para cada aplicativo do Office, então há diferentes maneiras de comandá-lo. Friedman me demonstrou como o Copilot pode ajudá-lo a escrever e-mails no Outlook, oferecendo rascunhos de mensagens curtas ou longas com opções para mudar o tom. Até funciona na versão móvel do Outlook, o que me fez pensar sobre as maneiras pelas quais isso poderia acelerar o trabalho em qualquer lugar. “O Outlook mobile é o primeiro lugar onde estamos dando um grande empurrão”, explica Friedman. O Outlook pode resumir todos os seus e-mails em movimento, gerar rascunhos e, geralmente, facilitar a triagem da sua caixa de entrada. Mas imagine criar documentos inteiros do Word a partir do seu telefone sem ter que digitar em um pequeno teclado na tela. "Teremos mais o que falar sobre celular nos próximos meses", diz Friedman. Mas você pode imaginar para onde as coisas irão. Vale destacar que a ferramenta ainda tem muitas limitações conhecidas que ainda precisam ser resolvidas, como preconceitos sociais, alucinações e respostas ríspidas. É importante não confiar 100% na ferramenta nem tomar suas produções como fato, porque erros ainda podem surgir. Por mais impressionante que o Copilot seja, vimos as inúmeras maneiras pelas quais grandes modelos de linguagem podem falhar, incluindo a inserção de preconceito racial ou de gênero no texto e simplesmente inventar as coisas. Essas características são alarmantes o suficiente em um mecanismo de pesquisa, mas quando você está falando sobre o Excel (que indiscutivelmente alimenta a economia mundial) ou sua caixa de entrada de e-mail, é um nível totalmente diferente de ética, privacidade e preocupações com dados. “Isso acerta as coisas a maior parte do tempo, mas não o tempo todo”, admite Friedman. “Na experiência do usuário, fazemos coisas como colocar affordances para não enviar algo até que você o leia, ou para incentivá-lo a tentar novamente, editar e descartar.”